Actitis hypoleucos
- Nome Comum
- maçarico-das-rochas
- Ordem
- CHARADRIIFORMES
- Família
- Scolopacidae

- Classificação
- Continente: Nativa
- Fenologia
- Continente: Residente / Invernante
- Tendência Populacional
- Continente: Incerta
- Tendência de Distribuição
- Continente: Diminuição
- Estimativa Populacional
- Continente: 500 - 1000 casais
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
- Provável
- Possível
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
- Ambos
- II Atlas
Descrição
O maçarico-das-rochas distribui-se de forma descontínua e fragmentada por todo o território continental, estando ausente em boa parte do centro do país. O facto de aparecer associado a zonas húmidas explica o seu padrão de distribuição. Desconhece-se ainda muito da sua distribuição efetiva de nidificação, havendo poucos registos confirmados, algo que é dificultado pela existência de movimentos pré e pós-nupciais, que gera incerteza sobre a ocupação dos locais para nidificação. No interior do país, a espécie nidifica em margens e bancos de cascalho ou areia no leito de rios e ribeiras, desde que relativamente abertas e com alguma vegetação, ou por vezes em açudes e represas. Nidifica também em zonas costeiras, nomeadamente, estuários, rias e lagunas, mas ainda assim associados a substratos pedregosos. Evita zonas pantanosas, praias ou galerias ripícolas densas.
Existe pouca informação relativamente à sua abundância. Tende a ser mais frequente no interior do território e a sul do Tejo do que na faixa litoral e a norte do Tejo. Os seus hábitos solitários sugerem que a espécie ocorra maioritariamente em baixas densidades.
A espécie apresenta uma contração da área de distribuição em comparação com o último atlas das aves nidificantes. É possível que esta espécie sofra com impactes decorrentes da perda de habitat, nomeadamente através da regularização dos leitos e margens dos rios, ou perturbação humana.
Pedro Salgueiro
Distribuição
Mundial

Distribuição
Europeia
